23/07/2013

"Se as minhas mãos pudessem desfolhar"

Jogar com a lua

Se as minhas mãos pudessem desfolhar 

Eu pronuncio teu nome
nas noites escuras, 
quando vêm os astros 
beber na lua 
e dormem nas ramagens 
das frondes ocultas. 
E eu me sinto oco de paixão 
e de música. 
Louco relógio que canta 
mortas horas antigas. 

Eu pronuncio teu nome, 
nesta noite escura, 
e teu nome me soa 
mais distante que nunca. 
Mais distante que todas as estrelas 
e mais dolente que a mansa chuva. 

Amar-te-ei como então 
alguma vez? Que culpa 
tem meu coração? 
Se a névoa se esfuma, 
que outra paixão me espera? 
Será tranqüila e pura? 
Se meus dedos pudessem 
 desfolhar a lua! 

 Granada, 10 de novembro de 1919 (cortesia do Google)

 Federico García Lorca, in Livro de Poemas, 1921

 

14 comentários:

  1. A tua Lua é excelente, Ana !
    E descobriste Garcia Lorca para a elevar, mesmo sem a terem desfolhado !
    Vamos lá ver a reação do público votante...
    Por mim, já sabes !

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Lindo,

    afinal, é ele né? Garcia Lorca

    bjs muitos de todas nós

    ResponderEliminar
  3. O que a Ana foi escolher - Garcia Lorca e Pink Floyd.
    Sublime!
    Beijinho!!

    ResponderEliminar
  4. A lua, o "brinquedo" de eleição de poetas e românticos, a que Lorca não resiste, e que bem "brinca"!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. João,
    Muito obrigada. Tirei várias mas só gostei da que ficou descentrada.
    Beijinho. :))

    Amigas Vurdóns,
    García Lorca é uma maravilha quer na poesia quer no teatro. Li pouca coisa dele mas o que li gostei.
    Beijinhos para todas. :))

    Pedro,
    Obrigada. adoro os Pink Floyd, o meu albúm preferido é o "Wish You Were Here", mais concretamente a canção: "Shine On You Crazy Diamond".
    Beijinho. :))

    GL,
    Sim, Federico García Lorca brinca muito bem com a lua.
    Obrigada.
    beijinho. :))

    Margarida,
    Ainda não consigo comentar no seu blogue mas tem sido muito bom para mim tudo o que leio sobre este novo século que vivemos.
    Obrigada.
    Beijinho e boa semana! :))

    ResponderEliminar
  6. Ana, "se meus dedos pudessem
    desfolhar a lua!"...
    Gostei imenso do poema e é sempre um prazer ouvir Pink Floyd!

    Um beijinho especial.:))

    ResponderEliminar
  7. A fotografia da lua é da sua autoria?!?
    Genial, genial mesmo!!
    Os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Ana, o garnde Garcia Lorca, uma belíssima poesia! Bem haja!

    ResponderEliminar
  9. Um grande poema de um grande poeta.
    Obrigado pela partilha.
    Também gostei da foto que escolheste.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Uma lua que abre a noite toda! Gostei!O poema é lindo e os Pink Floyd (e essa canção em especial!) eu adoro!
    Grande beijo e boa sorte: com uma lua destas tudo é possível...

    ResponderEliminar
  11. Que belo post, Ana! Adorei o poema de Lorca; dos Pink Floyd, gosto muito e a tua foto está linda!
    Beijinho e continuação de boa semana!
    :-)

    ResponderEliminar
  12. Obrigada, Isabel.
    Um beijinho. :))

    Cláudia,
    Sim. A fotografia foi o resultado de algumas experiências a brincar com a lua.
    Obrigada. Tão bom vê-la aqui.
    Beijinhos. :))

    Manuel,
    É uma felicidade encontrá-lo nesta partilha.
    Obrigada.
    Beijinho. :))

    Nilson,
    Obrigada uma vez mais pela visita.
    Um beijo. :))

    Maria João,
    Obrigada. Mas não me parece que seja possível. Gosto de participar. Os pink Floyd são uma paixão.
    Beijinhos. :))

    Sandra,
    Obrigada.Desejo que o sol continue por aí e que tenhas muito prazer a bebê-lo no teu jardim. :))
    Boa semana, um beijinho.



    ResponderEliminar

Arquivo